No cantor Roberto Carlos é um cantor e compositor brasileiro. É o artista latino-americano que teve mais discos vendidos e o cantor brasileiro que mais vendeu discos no mundo. Em 45 anos de carreira. realmente ele é o cara.
Gente da uma olhada na biografia do nosso rei que legal.
Roberto Carlos Braga (Cachoeiro de Itapemirim, 19 de abril de 1941), conhecido simplesmente por Roberto Carlos ou ainda Rei Roberto Carlos, é um cantor e compositor brasileiro, sendo um dos principais representantes da Jovem Guarda e o cantor brasileiro que mais vendeu discos, mais de 120 milhões de cópias no mundo inteiro. É freqüentemente referenciado no Brasil como "rei", notório ainda por seus grandiosos shows de final de ano e sua aversão pela cor marrom.
Infância
Nascido no interior do Espírito Santo, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, é o quarto e último filho do relojoeiro Robertino Braga (27 de março de 1896[1] — 27 de janeiro de 1980[2]) e da costureira Laura Moreira Braga (Mimoso do Sul, 10 de abril de 1914 — Rio de Janeiro, 17 de abril de 2010). A família morava no bairro do Recanto, numa casa modesta, no alto de uma ladeira. Os demais membros da família eram: Lauro Roberto Braga, Carlos Alberto Braga e Norma Moreira Braga, a qual Roberto Carlos carinhosamente chamava Norminha.
Apelidado na infância como "Zunga", ainda criança aprendeu a tocar violão e piano - a princípio com sua mãe e, posteriormente, no Conservatório Musical de Cachoeiro de Itapemirim. O ídolo na época era Bob Nelson, um artista brasileiro que se vestia de cowboy e cantava música "country" em português.
Incentivado pela mãe, cantou pela primeira vez em um programa infantil na Rádio Cachoeiro, aos nove anos. Apresentou-se cantando o bolero "Amor y más amor". Como prêmio pelo primeiro lugar, recebeu balas. O cantor recordaria anos depois o momento, relatado na obra "Roberto Carlos em Detalhes", de Paulo Cesar de Araújo: "Eu estava muito nervoso, mas muito contente de cantar no rádio. Ganhei um punhado de balas, que era como o programa premiava as crianças que lá se apresentavam. Foi um dia lindo." Tornou-se então presença assídua do programa, todos os domingos acreditando no seus sonhos de cantar. Aos seis anos de idade, no dia da festa de São Pedro, que é o padroeiro da cidade de Cachoeiro do Itapemirim, ele foi atropelado por uma locomotiva a vapor e sua perna direita teve de ser amputada até pouco abaixo do joelho. Roberto e a coleguinha de escola Fifinha estavam na plataforma da estação. Quando o trem se aproximava, a professora puxou repentinamente a menina com medo que ela caísse. Roberto, que estava de costas para os trilhos, assustou-se e acabou caindo. O cantor usou muletas até os 15 anos, quando colocou a sua primeira prótese – essa parte de sua perna é mecânica.
Roberto Carlos nasceu em 19 de abril de 1941. Até hoje a cidade de Cachoeiro de Itapemirim comemora a data com uma grande festa. Aos 13 anos, Roberto foi morar em Niterói, no Rio.
Se você gostou e quer saber mais e até a discografia do Roberto Carlos, siga o link discografia e link para downloads
CASA DE CULTURA ROBERTO CARLOS
Inaugurada em 13 de novembro de 2000, a Casa de Cultura Roberto Carlos é um ótimo espaço - bem cuidado e preservado - para quem quer conhecer um pouco da vida do cantor capixaba, considerado Rei da música popular no Brasil.
A Casa de Cultura funciona na residência onde Roberto Carlos nasceu e passou sua infância. O imóvel foi adquirido pela Prefeitura local e passou por uma restauração, a fim de manter suas características arquitetônicas originais. No espaço, pode-se encontrar fotos, discos, quadros e instrumentos musicais, além do fogão à lenha onde dona Laura - a Lady Laura, mãe de Roberto - cozinhava.
Visitar a "casa" do Rei é conhecer as histórias do menino que sentava no cantinho da varanda, para decorar as letras das músicas que cantava na rádio. É conhecer histórias da infância de um menino-cantor que faria sucesso no Brasil, mas que, na década de 40 e 50, ainda era o pequeno Zunga, como era conhecido na - já nem tão pequena - cidade de Cachoeiro de Itapemirim.
Quando da restauração da casa - que é bastante simples, são seis pequenos cômodos -, foram replantados no jardim dois flamboyants que existiam na época que seu morador ilustre vivia ali.
No pavimento superior há, também, o Cantinho do Artesão, sede da Associação dos Artesãos de Cachoeiro de Itapemirim. Neste espaço podem-se encontrar diversos produtos artesanais em pedras, contas, madeiras, tecidos, além de doces, pães caseiros e compotas. O horário de funcionamento é o mesmo da Casa.
CASA ONDE NASCEU ROBERTO CARLOS
ESSA CASA FOI TOTALMENTE RESTAURADA E É EXATAMENTE COMO ERA QUANDO ROBERTO MORAVA LÁ
JARDIM DA CASA
ATUALMENTE A CASA FOI PINTADA DE AZUL
QUE ERA SUA COR ORIGINAL.
QUE ERA SUA COR ORIGINAL.
FOGÃO DE LENHA, AQUI LADY LAURA
FAZIA COMIDA.
"LICEU" UM DOS COLÉGIOS EM
QUE ROBERTO ESTUDOU
NESSA RUA EXATAMENTE ONDE ESTA PASSANDO
UMA MOTO FOI O ACIDENTE TERRÍVEL. NESSE LOCAL
HAVIA A LINHA DE TREM DA ESTAÇÃO LEOPOLDINA...
Esta biografia do rei peguei de outro site.
Nenhum comentário:
Postar um comentário